
Formato: 14 X 21,5 cm
Número de Páginas: 120
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8033-024-3 |
 |
|
 |
Anorexia e Desejo Mimético
René Girard
Anorexia e Desejo Mimético pode parecer um título surpreendente na vasta produção de René Girard. Afinal, a teoria mimética, por ele desenvolvida ao longo de cinco décadas, tem como fundamento uma compreensão particular do desejo humano. A intuição girardiana pode ser sintetizada numa frase: o desejo humano não é autônomo. Pelo contrário, origina-se numa relação triangular, na qual o sujeito somente aprende a desejar determinado objeto a partir do aval concedido por um modelo.
Portanto, a anorexia e a bulimia, compreendidas como patologias do desejo, podem ser analisadas sob a perspectiva mimética. Nesse caso a pergunta segue válida: qual o modelo imitado pelo crescente número de pessoas anoréxicas ou bulímicas?
Em princípio, a junção dos dois termos pareceria paradoxal. Ora, por que um distúrbio alimentar, relativo ao ato “natural” de comer, interessaria ao criador da teoria mimética? A quem imitaríamos nas nossas funções básicas de nutrição? No prefácio, Jean-Michel Oughourlian oferece uma resposta incontornável: “a necessidade natural de comer, de se alimentar, pode ser sobrecarregada mimeticamente para se transformar em desejo e depois em paixão: desejo passional de emagrecer ou desejo passional de empanzinar-se”. Portanto, a anorexia e a bulimia, compreendidas como patologias do desejo, podem ser analisadas sob a perspectiva mimética. Nesse caso, contudo, a pergunta segue válida: qual o modelo imitado pelo crescente número de pessoas anoréxicas ou bulímicas? |