Nos anos 1950, Lionel Trilling foi o mais respeitado crítico literário dos Estados Unidos. Até hoje, na verdade, é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é cultura, literatura ou política.
Nascido em 4 de julho de 1905, no Queens, Nova York, Lionel Trilling formou-se na Universidade de Columbia, onde atuou como professor por toda a sua vida.
Professor de prestígio, alguns de seus alunos se tornaram nomes conhecidos no meio literário, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg.
Em sala de aula, um de seus grandes diferenciais era a habilidade de mesclar filosofia e literatura com a intenção de trabalhar o autoconhecimento e suas relações com a moralidade.
Lionel Trilling foi casado com a também crítica literária Diana Trilling. Juntos, integraram The New York Intellectuals, grupo que contou com a participação de outros grandes nomes, como Gertrude Himmelfarb, Hannah Arendt, Daniel Bell, Irving Kristol e Saul Bellow.
Apesar de ser um crítico bastante renomado, Lionel Trilling ainda é um autor pouco lido no Brasil. Entretanto, devido à curadoria excepcional da É Realizações, você encontra 3 livros imperdíveis em língua portuguesa para conhecer sua obra!
Sinceridade e Autenticidade – A Vida em Sociedade e a Afirmação do Eu
Neste livro, Lionel Trilling trata do processo pelo qual a espinhosa empreitada da sinceridade — de ser verdadeiro consigo mesmo — veio a ocupar um lugar de grande importância na vida moral, tornando-se um obscuro e vigoroso ideal moderno de autenticidade.
A Imaginação Liberal – Ensaios sobre a Relação entre Literatura e Sociedade
Uma das mais admiradas e influentes obras de crítica do século passado, trata-se não somente de uma obra-prima de análise literária, mas também de uma importante tomada de posição sobre a política e a sociedade. Os ensaios examinam a promessa – e os limites – do liberalismo.
A Mente no Mundo Moderno
Uma análise breve, mas arrebatadora, é também, e até certo ponto, profética. Lionel Trilling escreveu o ensaio em 1972, mas o texto continua surpreendentemente atual.
Em suas linhas, o crítico americano denuncia as implicações políticas e sociais de um tipo de mentalidade que — em sua época — começava a se tornar dominante: a ideia de especialização como fragmentação do saber.
Para Trilling, esse movimento acabava por afastar o homem da literatura, da filosofia, das artes, provocando uma espécie de desnorteamento do mundo.
Encontre na É Realizações livros profundos, que oferecem perspectivas e abordagens totalmente diferenciadas, como os livros de Lionel Trilling.
Em nossa loja on-line, você também encontra títulos sobre outros temas: crítica social, política, poesia, religião e espiritualidade e muito mais.
Fique por dentro de nossas novidades pelo Instagram!