Acreditamos no poder transformador da informação e no encantamento da leitura. E essas são algumas das razões que nos fazem publicar títulos substanciais, mas sem abrir mão da originalidade e do deleite. Como prova disso, selecionamos sete livros que vão estimular e enriquecer sua experiência intelectual – e existencial!
Em Defesa do Preconceito – A necessidade de ter ideias preconcebidas
Em um dos títulos mais provocativos de nosso catálogo, Theodore Dalrymple trata da importância de saber distinguir entre o bem e o mal nas mais corriqueiras situações. São 29 ensaios breves, porém rigorosos, a respeito do quanto é necessário, antes de extirpar da mente qualquer tipo de preconceito, refletir detidamente a respeito de cada um, inclusive para não afrouxar a capacidade de pensar.
A Imaginação Moral
Com seu inconfundível jeito de escrever e propor reflexões, a historiadora novaiorquina Gertrude Himmelfarb tece ensaios biográficos sobre Jane Austen, George Eliot, Edmund Burke, Winston Churchill, John Stuart Mill, Charles Dickens, Benjamin Disraeli, Walter Bagehot, John Buchan, Michael Oakeshott, Lionel Trilling e os irmãos Edmund, Dillwyn, Wilfred e Ronald Knox. O que une todos esses nomes? Confundirem-se com a própria história do conservadorismo norte-americano.
Sinceridade e Autenticidade – A vida em sociedade e a afirmação do eu
Em nossos tempos, acredita-se ser fundamental o desenvolvimento da capacidade de ser sincero com consigo mesmo, só que nem sempre foi assim. A sinceridade e a autenticidade que hoje ocupam lugar de privilégio na vida moral teve um trajeto na História, e é sobre ele que o crítico americano Lionel Trilling articula uma reflexão para lá de original.
A Ética da Autenticidade
De um lado estão os que lamentam o desabamento da cultura ocidental devido ao relativismo e ao niilismo; do outro, os que celebram a tendência como um tipo de progresso libertador. Charles Taylor, autor dessa abordagem original, crê ser proveitoso saber tirar o máximo de ambas as perspectivas e aprender a lidar com os desafios da modernidade.
Experimentos contra a Realidade – O destino da cultura na pós-modernidade
Uma obra sofisticada, que mescla literatura e política, propõe uma leitura profunda e riquíssima em argumentação acerca da cultura contemporânea. O crítico cultural Roger Kimball analisa a influência de nomes como T. E. Hulme, T. S. Eliot, W. H. Auden, Wallace Stevens, Robert Musil e Elias Canetti no comprometimento com a verdade e o ser.
As Vantagens do Pessimismo – E o perigo da falsa esperança
Para Scruton, as tragédias e os desastres da história europeia foram consequência de raciocínios enganosos originários de um falso otimismo. Neste livro, o filósofo inglês repassa tais raciocínios, construindo uma sólida defesa da sociedade civil, da liberdade, da ironia, da cultura e do perdão.
O Prazer de Pensar
Fechamos nossa lista com mais um título de Theodore Dalrymple. De maneira encantadora, o psiquiatra inglês nos presenteia com notas sobre literatura, história, política, filosofia, medicina, sociedade e viagens. O ponto de partida é sua própria biblioteca. O escritor traz curiosidades como, por exemplo, por que alguns ditadores adoram histórias em quadrinhos ou como um pênalti pode causar uma guerra entre dois países.
Seja para ler e aprender, seja ler como forma de puro lazer, nossas sugestões são verdadeiros convites à abertura para novas ideias.
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!