Entre 1942 e 1945, Viktor Frankl passou pelos quatro campos de concentração nazistas. A essa experiência de profundo terror chamou de “experimentum crucis”. O conceito, posteriormente, viria a permear toda a sua obra.
Um dos mais respeitados psiquiatras do mundo, perdeu para o nazismo seu pai, sua mãe, seu irmão e sua primeira esposa. Mesmo depois de irreparável experiência, Viktor Frankl dedicou sua vida para sistematizar e divulgar uma compreensão única sobre o que é viver. Trata-se da logoterapia.
Em linhas gerais, a logoterapia é a psicologia do sentido da vida, que orienta para o reconhecimento da beleza e do valor da convivência com um outro, com algo fora de si.
Somando às duas grandes escolas vienenses — psicologia individual e psicanálise — sobre a logoterapia, no livro Psicoterapia e Existencialismo Frankl chega a escrever: “um anão sobre os ombros de um gigante pode dominar um campo visual maior que o gigante mesmo”.
Para conhecer um pouco mais do impressionante legado de Viktor Frankl, reunimos 6 livros essenciais!
O Que Não Está Escrito nos Meus Livros – Memórias
Nesta autobiografia, Viktor Frankl expõe simbólicos acontecimentos de sua vida, desde a época em que foi prisioneiro em campos de concentração do regime nazista até significativos episódios de sua trajetória profissional.
Durante a leitura, tanto o sofrimento humano é revelado como são celebradas as conquistas de Frankl.
O Sofrimento de uma Vida sem Sentido – Caminhos para Encontrar a Razão de Viver
O livro aborda a questão do vazio existencial e os problemas modernos relacionados a ele. As reflexões acerca do assunto exploram também outras abordagens da psicoterapia, como as desenvolvidas por Freud e Jung.
Leitura breve, porém profunda, a edição reúne ainda conferências ministradas por Frankl.
Teoria e Terapia das Neuroses
Neste livro, Frankl apresenta um trabalho fundamental sobre a logoterapia. A obra foi estabelecida a partir de aulas ministradas pelo psiquiatra austríaco, além de palestras originais realizadas ao redor do mundo.
O Sofrimento Humano – Fundamentos Antropológicos da Psicoterapia
Além de textos inéditos, o livro reúne conteúdos de outras obras do autor – como Homo Patiens e O Homem Incondicionado – e revela-se na perspectiva da antropologia filosófica da logoterapia.
Outras questões, como a mortalidade e o livre-arbítrio, também são abordadas, além do diálogo com outras áreas da psicoterapia.
Psicoterapia e Existencialismo – Textos Selecionados em Logoterapia
Para compor esta obra, o próprio Viktor Frankl selecionou textos dos anos 1950 e 60, que consistem em trabalhos que julgou essenciais para compreender a logoterapia e sua aplicação.
Pesquisas como essas, que abordam o problema da falta de sentido da vida, além da liberdade e da transcendência do homem, são fundamentais. O livro ainda apresenta resultados clínicos das técnicas logoterapêuticas desenvolvidas por Frankl.
Ficou com vontade de conhecer mais sobre o legado de Viktor Frankl? Garanta agora mesmo seus exemplares! Em nossa loja on-line, você também encontra outros autores de igual relevância para o pensamento.
Temos títulos de filosofia, literatura, teatro, poesia, crítica cultural, crítica social, política, obras clássicas e muito mais!
Fique por dentro de nossas novidades pelo Instagram!