Apesar de fazer parte do vocabulário político do dia a dia, comunismo é um conceito de compreensão bastante paradoxal.
Se por um lado acredita-se que representa democracia, justiça e liberdade, por outro o que se vê é exatamente o oposto: controle absoluto da vida econômica e social, entre outros cerceamentos que beiram – ou culminam – na barbárie.
A história de lutas e tragédias é longa, e cada país tem suas particularidades: a duração, os grandes líderes, e, principalmente, as consequências.
Para ir além dos acontecimentos mais marcantes da história, reunimos 6 livros para entender o comunismo. São leituras extraordinárias!
Viagens aos Confins do Comunismo
Theodore Dalrymple relata algumas de suas viagens feitas no fim dos anos 1980 a países comunistas, como Albânia, Romênia, Vietnã, Cuba e Coreia do Norte.
O pensador inglês observou a precariedade em que viviam tais povos e teceu uma análise arguta a respeito de algumas práticas rotineiras, mas que, apesar de aparentemente banais, permitem correlações no mínimo originais.
O Fim dos Ceausescu – Morra Fuzilado como um Animal Selvagem
Grigori Cartianu dedicou-se por três anos ao trabalho de pesquisa para compor este livro que conta a história do fim do regime comunista na Romênia, além da morte do ditador Nicolae Ceausescu.
O título, que integra a Coleção Abertura Cultural, une rigor investigativo com narrativa fluente e, principalmente, força do testemunho.
O Ano do Galo – Verdades sobre a China
Injustiça, corrupção, vigilância onipresente e repressão indignam cada vez mais a população chinesa. Guy Sorman morou um ano na China e ouviu relatos tanto de rebeldes quanto de pacíficos.
Nesta obra, em que a palavra é concedida a ambos os lados, a leitura torna-se um profundo mergulho no modo de vida chinês. É um excelente livro para entender o comunismo.
Luvas Vermelhas
Eginald Schlattner assina o romance autobiográfico em que narra o drama de viver sob o regime comunista.
Como se não bastassem a obediência forçada, a subserviência e a falta de liberdade de pensamento, outras simples atitudes do cotidiano podem ser consideradas bastante perigosas para o comunismo.
Da Alegria no Leste Europeu e na Europa Ocidental – E Outros Ensaios
O filósofo, ensaísta, jornalista e crítico literário romeno Andrei Plesu narra ao Ocidente como é viver sob as regras e um regime comunista.
Uma mescla de crônica do cotidiano, ensaio de psicologia social, discussão filosófica e sociologia, o livro é também um convite à reflexão sobre como uma ideologia pode tornar-se catastrófica. Mais um livro para entender o comunismo que você não pode deixar de ler.
As Memórias de Underground
O único romance de Roger Scruton é inspirado em sua própria experiência de colaboração com dissidentes da URSS.
Ambientado na Tchecoslováquia comunista, o personagem central é Jan Reichl, um rapaz que tem por hábito andar de metrô e imaginar os segredos de cada um de seus compatriotas, devaneios que acabam se transformando em um livro clandestino.
Na É Realizações, você encontra livros para entender o comunismo com diferentes perspectivas e abordagens, e também sobre muitos outros assuntos ligados à política. Conheça o catálogo completo!
Em nossa loja on-line você também adquire publicações de crítica social, literatura, poesia, religião, além das primorosas coleções. Nossos títulos ampliam o repertório intelectual e convidam a novas compreensões acerca do mundo.
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!