Prepare-se para dar uma grande virada em sua vida intelectual! Com nossa seleção especial de livros para ampliar repertório, você aumentará seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos!
São 20 livros de literatura, filosofia, estudos de religião, crítica cultural e crítica social assinados pelos mais renomados intelectuais — clássicos e contemporâneos. Confira agora mesmo!
O Terror da Existência – De Eclesiastes ao Teatro do Absurdo
Theodore Dalrymple e Kenneth Francis examinam as principais obras do existencialismo, desde o Eclesiastes até o teatro do absurdo. Cada autor parte de uma perspectiva extremamente distinta.
O Império do Politicamente Correto – Ensaio sobre a Respeitabilidade Político-midiática
Mathieu Bock-Côté retorna para expor o evidente mal-estar democrático que perpassa a sociedade atual. A antiga censura parece ter sido substituída pelo império do politicamente correto.
Com certeza, é um dos livros para ampliar repertório que você precisa ter em sua biblioteca.
Ortodoxia Subversiva – Foras da Lei, Revolucionários e Outros Cristãos Disfarçados
Robert Inchausti analisa a influência de 20 intelectuais na formação do pensamento contemporâneo. Entre eles, Nikolai Berdiaev, Fiódor Dostoiévski, Boris Pasternak, Aleksandr Soljenítsin, Dorothy Day e René Girard. Uma leitura fascinante!
Carta aos Ingleses
Considerado um tesouro cultural de nossa época, é um dos últimos textos de Georges Bernanos, escrito enquanto viveu em Barbacena, interior de Minas Gerais. A obra epistolar totaliza sete cartas e um prefácio, que datam de dezembro de 1940 até novembro de 1941.
Inquéritos sobre Religião e Cultura
Christopher Dawson emprega seu vasto conhecimento e agudeza de análise na reflexão de assuntos pontuais e recentes.
Por exemplo, o lugar do Reino Unido no mundo pós-industrial, as características do misticismo islâmico, as estruturas da civilização chinesa, a visão cristã do sexo e os fatores que levaram ao surgimento dos totalitarismos fascista e comunista.
A Crise da Educação Ocidental
Também de Christopher Dawson, a obra analisa os ideais pedagógicos da história do Ocidente, delineando as origens dos problemas enfrentados pelos sistemas educacionais modernos.
Como Pensar a Linguagem em Algumas Questões – Uma Teoria do Discurso Humano e Seus Objetos
Apoiando-se na tradição iniciada por Aristóteles — que passa por Tomás de Aquino, João de Santo Tomás e Husserl —, Mortimer J. Adler levanta a possibilidade de uma nova abordagem da linguagem. O autor também responde a questões problemáticas que os filósofos deixaram pendentes, ou que não foram respondidas de maneira adequada.
Repensando a Escola – Como Gerenciar a Educação de Seus Filhos
Susan Wise Bauer repensa a escola e apresenta um guia para utilizar o sistema tradicional de ensino de forma que nutra e proteja a mente, as emoções e o espírito da criança.
Confira mais livros para ampliar repertório: A Arte da Leitura
A edição apresenta a transcrição dos 13 encontros de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, produzidos e publicados pela Enciclopédia Britânica. Além disso, é possível ter acesso integral aos vídeos do programa.
A Vida Intelectual e a Arte e a Moral – Edição Capa Dura e Bilíngue
Escrito originalmente em 1920 por A-D Sertillanges, até hoje consta no cânone das obras indispensáveis para a organização do trabalho intelectual. Trata-se de um guia com lições claras e precisas, inspirado na carta de Santo Tomás de Aquino, De Modo Studendi.
Jesus – Ele É o Inefável de que Falamos até Hoje
Mais uma leitura indispensável de A-D Sertillanges, o pensador escreveu a obra depois de uma viagem à Terra Santa e reproduz, no texto, o forte encantamento que sentiu ao visitar os cenários dos evangelhos.
Contos (Quase) Esquecidos
A antologia organizada por João Cezar de Castro Rocha reúne contos sobre música e literatura, política e escravidão, desrazão e filosofia. Mais uma obra-prima da É Realizações que precisa estar entre seus novos livros para ampliar repertório.
Livros para ampliar repertório: Mulheres que Matam
Escrito por Alberto Barrera Tyszka, o romance contém ecos de distopias orwellianas e fantasias kafkianas, além de tratar de temas contemporâneos, como totalitarismo, mídia, literatura e questões relacionadas ao feminino.
A Profundidade dos Sexos – Por uma Mística da Carne
De Homero a Sade, na literatura; de Aristóteles a Heidegger, na filosofia; de Molière a Dario Fo, na dramaturgia; além, claro, do Kama Sutra, nesta obra Fabrice Hadjadj examina, com diferentes linguagens e imagens, a necessidade de procurar os significados do humano em sua carnalidade.
Para o escritor francês, em nenhum outro lugar essa ênfase se encontra de forma tão aguçada quanto na teologia cristã. Leitura bastante instigante, é outra sugestão irresistível de livro para ampliar repertório.
O Paraíso à Porta – Ensaio sobre uma Alegria que Desconcerta
Nesta obra, Fabrice Hadjadj também viaja através da filosofia, da teologia e das artes – abordando obras de Nietzsche, Kafka, Baudelaire, Bernini, Sade e Mozart – a fim de destrinchar o que é o paraíso. Para o autor, um convite à alegria do aqui e agora, de estar presente na própria vida e na vida de todos.
O Profeta Perdido – O Livro de Enoque e Sua Influência sobre o Cristianismo
Margaret Barker escreve um livro empolgante e provocador, que merece a leitura de apreciadores de obras sobre religião, especificamente sobre os fundamentos do cristianismo.
Mais livros para ampliar repertório: A Nova Política da Europa
Luuk van Middelaar reflete com visão privilegiada sobre o fim dos 70 anos de paz e prosperidade que reinaram no debate político europeu. O autor aborda a crise do euro, a anexação da Crimeia pela Rússia, os refugiados vindos do norte da África e do Oriente Médio, o Brexit e a chegada de Trump ao comando dos Estados Unidos.
O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o Legado da Guerra dos Seis Dias
Micah Goodman examina as consequências da Guerra dos Seis Dias (ou Guerra árabe-israelense), ocorrida em 1967, episódio que levou Israel a expandir suas fronteiras, conquistando a Península do Sinai, a Cisjordânia, a Faixa de Gaza, as Colinas de Golã e Jerusalém oriental.
A Mentalidade Conservadora – De Edmund Burke a T. S. Eliot
Russell Kirk identifica e apresenta o iniciador da postura conservadora moderna, Edmund Burke, e traça um panorama aprofundado de seus herdeiros intelectuais, principalmente os anglo-americanos.
Convite à Filosofia – E à História da Filosofia
Agora em edição crítica, nesta obra Mário Ferreira dos Santos propõe uma iniciação ao exercício filosófico estruturada em três etapas.
Com essa seleção de livros para ampliar repertório, você adquire novos conhecimentos, aprende a pensar de forma clara e desenvolve o pensamento crítico. Ou seja, tudo de que precisa para dar a tão sonhada virada em sua vida intelectual.
Por qual de nossas publicações você vai começar?
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!