Procurando por livros para ler no feriado? Descanse na companhia de 5 títulos excelentes que vão entreter, informar e enriquecer seu repertório literário.
Nossas sugestões são ideais para quem deseja aproveitar os dias de folga, mas também aprimorar o conhecimento nas áreas de história, literatura e filosofia. Confira agora mesmo!
As Memórias de Underground
Durante as 336 páginas, o leitor acompanha a saga de Jan Reichl, um jovem que vive na Tchecoslováquia comunista e tem por hábito andar de metrô, imaginando os segredos de seus compatriotas.
Tais devaneios, o protagonista acaba tornando em um livro; feito que, com a ajuda da mãe, consegue fazer com que circule de forma clandestina pela cidade vigiada.
Além de instigante, essa nossa sugestão de livros para ler no feriado ainda reforça a importância da leitura em tempos de totalitarismo e repressão. A ficção reflete sobre conceitos como verdade, liberdade e beleza.
As Memórias de Underground é o único romance escrito pelo filósofo inglês Roger Scruton e conta com tradução de Pedro Sette-Câmara. O posfácio quem assina é João Cezar de Castro Rocha.
O título, que faz parte da Coleção Ficções Filosóficas, é um ótimo meio de aproximar o leitor geral de obras literárias com caráter filosófico.
Livros para ler no feriado: Sob o Sol de Satã
Sob o Sol de Satã integra a Coleção Georges Bernanos e narra a história de Mouchette, uma jovem destruída pelo desespero; além do padre Donissan, que vive “atormentado pelo diabo”.
O romance mais famoso de Georges Bernanos está entre as indicações de livros para ler no feriado porque é literatura de altíssima qualidade. A edição de 320 páginas conta com tradução de Jorge de Lima.
A propósito, caso deseje conhecer todos os romances de Georges Bernanos publicados em língua portuguesa, temos um artigo exclusivo.
O Livro da Imitação e do Desejo – Lendo Milan Kundera com René Girard
Assinado por Trevor Cribben Merrill, O Livro da Imitação e do Desejo é um título de teoria e crítica literária indicado para quem deseja começar nos estudos sobre teoria mimética.
Com tradução de Pedro Sette-Câmara, a publicação de 336 páginas pertence à Biblioteca René Girard, exclusiva da É Realizações, e cabe perfeitamente para os dias de descanso.
Para o crítico francês, um dos mais importantes pensadores do século XX, “todos os grandes romances tendem ao cômico”. O que Merrill faz é analisar a obra de Kundera à luz das mesmas ideias. Aliás, é um ideal livro de entrada!
Livros para ler no feriado: Mulheres que Matam
O romance Mulheres que Matam é outra interessante sugestão de livro para ler no feriado, uma ficção de mistério escrita pelo venezuelano Alberto Barrera Tyszka.
A história gira em torno da tentativa de Sebastián de reconstruir os dias anteriores à morte misteriosa de sua mãe, Magaly Jiménez, que deixa um bilhete de despedida praticamente incompreensível — e bastante suspeito.
O livro possui somente 248 páginas e quem assina a tradução é Marco Catalão. Ou seja, ideal para descontrair da correria do dia a dia.
A Profundidade dos Sexos – Por uma mística da carne
Se você estava pensando em uma leitura agradável, porém substancial e muito original, entre nossas indicações não poderia faltar esse título de Fabrice Hadjadj.
A Profundidade dos Sexos é um livro de filosofia da sexualidade e ética sexual. Com uma prosa envolvente passeia por diversas linguagens, sem perder de vista o eixo: a teologia cristã. Hadjadj menciona pensamentos de:
- Homero
- Marquês de Sade
- Aristóteles
- Martin Heidegger
- Molière
- Dario Fo
Com tradução de Pedro Sette-Câmara, a publicação possui 264 páginas. Perfeito para seu tempo livre!
Conte para nós: com qual desses títulos você pretende aproveitar os dias de folga?
No catálogo da É Realizações, você encontra livros para ler no feriado ou para aprofundar nos estudos de filosofia, literatura, política, entre outros assuntos.
Visite nossa loja on-line e conheça outros romances, livros de poesia contemporânea brasileira, textos de teatro, além de nossas primorosas coleções.
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!