Judeu de nome árabe, Fabrice Hadjadj é autor dos magníficos O Paraíso à Porta e A Profundidade dos Sexos. Nascido em Nanterre, em 15 de setembro de 1971, é filho de revolucionários maoistas.
Até a juventude, Hadjadj foi ateu, mas converteu-se ao catolicismo em 1998. Durante a adolescência, passou por várias transformações de crenças e visões de mundo, participando, inclusive, de movimentos como o anarquismo.
Conversão ao catolicismo de Fabrice Hadjadj
Como niilista, definiu-se até os 20 anos. Mas depois de converter-se, Fabrice Hadjadj dedicou-se a conhecer mais a respeito de religião e do que era a espiritualidade. Não sem razão, são temas que permeiam suas obras.
Formação de Fabrice Hadjadj
Fabrice Hadjadj é graduado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris e agrégé em filosofia, concurso mais prestigioso de recrutamento de professores existente na França.
Entre seus autores preferidos estão Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, Martin Heidegger, Emmanuel Lévinas e Gunther Anders. Atualmente, Hadjadj é casado com a atriz Siffreine Michel, com quem tem quatro filhas e dois filhos.
Dramaturgia
Enquanto dramaturgo, você encontra obras de Fabrice Hadjadj em português como Jó – Ou a tortura pelos amigos, uma peça que faz uma releitura atual da história de Jó, texto considerado o mais antigo da Bíblia.
Há também a peça Nada a Fazer, em que o leitor é conduzido pelo protagonista Pol Bouchard, um palhaço profissional, que decide não realizar o show e começa a tecer uma reflexão acerca da gratuidade da existência, mesmo no absurdo.
Além de escritor, Fabrice Hadjadj atua como professor de literatura e filosofia na Universidade de Toulon, na França, e também faz parte do Pontifício Conselho para os Leigos, nomeado pelo próprio Vaticano.
Desde a sua conversão, Hadjadj dedicou-se ao catolicismo, escrevendo obras como o Réussir sa Mort: Anti-méthode pour vivere, com a qual ganhou o prêmio Grand Prix Catholique de Littérature, no ano de 2006, que é um prêmio literário concedido pela Associação de Escritores Católicos de Língua Francesa.
Mesmo atuante na literatura católica, Fabrice Hadjadj propõe alguns diálogos a respeito da função da religião no mundo contemporâneo, contribuindo, dessa forma, com o trabalho de outros pensadores como Michel Houellebecq.
Ao longo de sua trajetória, Fabrice Hadjadj também recebeu outras premiações, sendo elas o Prêmio do Cercle Montherlant, em 2009; o Prêmio de Literatura Religiosa, em 2010; e o Prêmio de Espiritualidades de Hoje, em 2013.
O escritor também escreve para o Figaro Littéraire, além de dirigir o Philanthropos, um instituto de estudos em antropologia sediado na Suíça.
É dessa forma sensível que o autor contribui trazendo temas delicados — como o sentido da dor, um dos maiores questionamentos do ser humano —, além de outros como o sofrimento e a perda, e a própria sexualidade.
Em suas reflexões, o escritor francês propõe uma análise espiritual a partir de aspectos psicológicos e sociais, trazendo a religiosidade sob uma ótica bastante contemporânea.
Que tal conhecer as principais obras de Fabrice Hadjadj? Temos uma indicação ótima para iniciar em seu pensamento:
O Paraíso à Porta – Ensaio sobre uma alegria que desconcerta
Viaje com Fabrice Hadjadj por meio da filosofia, da teologia e das artes. Esse livro é um verdadeiro convite à alegria do aqui e agora e ensina o quanto é importante estarmos no momento presente, desfrutando principalmente de nossos afetos.
Ele pode ser lido em fragmentos, o que permite que perdure a “alegria que desconcerta” proposta pelo autor. O livro conta com tradução de Pedro Sette-Câmara. Adquira já seu exemplar!
Conheça outros livros de Fabrice Hadjadj em língua portuguesa em nosso catálogo. Visite nossa loja on-line e confira todos os títulos.
Acompanhe novidades e lançamentos pelo nosso Instagram!