As Ideias Têm Consequências, livro de Richard M. Weaver, foi lançado em 1948. É no mínimo curioso como ainda permanece relevante. Ou mais do que isso!
Fundamentado em filosofia política, teologia e história, a publicação foi “premonitória”, embora se tratasse apenas de uma reflexão a respeito da cultura daqueles anos.
Para quem adora livros dessa temática, a leitura de As Ideias Têm Consequências é descomplicada, porque não é repleta de termos acadêmicos.
Ao contrário, Richard M. Weaver passa a mensagem de maneira direta, permitindo que o leitor reflita de maneira tão lúcida quanto possível.
Alguns dos conceitos e ideias abordados são:
- Nominalismo,
- Distinção e hierarquia,
- Fraternidade,
- Tecnologia,
- Mídias,
- Privacidade,
- Linguagem,
- Valores: piedade, justiça, reverência.
Confira algumas reflexões que ficam ao ler As Ideias Têm Consequências:
- A ideia de igualdade é mesmo uma falácia?
- As elites letradas ainda conseguem influenciar em nosso tempo?
- Quem pintará o retrato de nossa época?
- Ideias e ética andam de mãos dadas?
Toda ideia guarda por trás uma cosmovisão. Toda cosmovisão possui uma ética própria. Se as ideias têm consequências é porque determinam nosso comportamento.
É impossível que um indivíduo não tenha cosmovisão – ele pode apenas não estar ciente disso.
Posto de maneira simples, ter cosmovisão consiste em saber quais são as premissas que orientam suas próprias interpretações – a respeito dos outros, de si mesmo e do seu entorno.
Ou seja, numa cosmovisão constam as crenças básicas de um indivíduo e o seu sistema de valores.
Neste livro, Weaver não apenas apresenta o problema como oferece a solução: a capacidade de reconhecer nossas próprias ideias – principalmente as erradas.
No que tange à cultura moderna, para Weaver tudo começou com a derrota do realismo lógico no grande debate medieval. Em suas palavras, “foi o evento crucial na história da cultura ocidental”.
Uma curiosidade sobre o título deste livro é que a vontade de Weaver era que fosse “The Fearful Descent”. Foi Russell Kirk quem sugeriu este título.
Aproveitando a deixa, quem gostar de As Ideias Têm Consequências deve ler Leo Strauss e Eric Voegelin. Apesar de haver algumas discordâncias entre eles, os três acreditavam que os grandes horrores de nossa era foram consequências previsíveis de más ideias lançadas, semeadas e cultivadas por um longo tempo.
Para ter o seu próprio exemplar, clique na imagem da capa!
Acompanhe todas as novidades da É Realizações pelo Instagram!