Leo Strauss é considerado um dos principais responsáveis pela revitalização contemporânea dos estudos de filosofia política. Se você nunca leu as obras do autor, temos uma sugestão singular para começar a conhecê-lo e a compreender suas principais ideias: Leo Strauss – Uma introdução à sua filosofia política, livro de Talyta Carvalho. A publicação integra a Biblioteca Crítica Social.
O que é a Biblioteca Crítica Social?
Projeto exclusivo da É Realizações, coordenado pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, a Biblioteca Crítica Social visa disponibilizar ao leitor brasileiro ensaios introdutórios ao pensamento de relevantes intelectuais do século XX. Os livros são breves perfis biográficos que oferecem qualificado panorama da obra do autor em foco e, ao final, ainda presenteia com sugestões de leitura.
Obras de Leo Strauss publicadas pela É Realizações
Além deste livro pertencente à Biblioteca Crítica Social, listamos 7 livros essenciais de Leo Strauss. Confira agora mesmo!
Uma Introdução à Filosofia Política – Dez ensaios
Esta é uma introdução à visão de Leo Strauss no que diz respeito à natureza da filosofia política, seus principais antagonistas contemporâneos, suas formas clássicas e sua versão moderna. A edição reúne, além dos seis textos originais da versão de 1975, outros quatro importantes ensaios.
Perseguição e a Arte de Escrever – E outros ensaios de filosofia política
O filósofo político reflete sobre a perseguição que dá origem a uma técnica de escrita peculiar, e, com ela, um tipo de literatura peculiar, na qual a verdade é apresentada exclusivamente nas entrelinhas. Um livro interessantíssimo, não pode faltar em sua biblioteca de filosofia política.
A Filosofia Política de Hobbes – Suas bases e sua gênese
Nesta análise clássica, Leo Strauss detalha o que é original e inovador na filosofia política de Thomas Hobbes. Seguindo o desenvolvimento da doutrina moral do autor inglês, desde seus primeiros escritos até sua maior obra, Leviatã, Strauss explica as contradições no conjunto da obra de Hobbes e descobre relações entre ele e o pensamento de Platão, Tucídides, Aristóteles, Descartes, Spinoza e Hegel. Sem dúvida, é um dos livros essenciais de Leo Strauss.
Da Tirania – Incluindo a correspondência Strauss-Kojève
Trata-se da leitura clássica de Leo Strauss do diálogo de Xenofonte, Hiero ou Tyrannicus, no qual o tirano Hiero e o poeta Simônides discutem as vantagens e as desvantagens do exercício da tirania. A edição inclui ainda:
- Tradução do diálogo.
- Comentário de Strauss.
- Crítica ao comentário feita pelo filósofo Alexandre Kojève.
- Reafirmação de Strauss de sua posição à luz dos comentários de Kojève.
- A correspondência completa entre Strauss-Kojève.
Um livro indispensável para os estudos de filosofia política.
Fé e Filosofia Política – A correspondência entre Leo Strauss e Eric Voegelin (1934–1964)
A publicação é composta por mais de 50 cartas inéditas trocadas entre Strauss e Eric Voegelin. Para o primeiro, a fé religiosa é aquilo de que um homem abre mão ao adotar o modo de vida de um filósofo; já para o segundo, a revelação é o tipo de experiência próprio aos homens, e que a filosofia tem como tarefa elucidar. Contudo, para ambos, a filosofia não pode ser reduzida, como faz a modernidade, a uma mera comparação de doutrinas. Já dá para perceber por que é um dos livros essenciais de Leo Strauss, não é mesmo?
Direito Natural e História
Considerado um dos maiores testemunhos da possibilidade da filosofia política em nossos tempos, a obra é um inquérito ao Direito Natural – ou a investigação do que é, por natureza, não só justo, mas também bom e belo, e tem na superioridade da vida filosófica o seu ponto central em torno do qual todas as demais reflexões gravitam. Leitura imperdível!
Reflexões sobre Maquiavel
Se, conforme a classificação de Allan Bloom, na primeira fase Strauss permanecia preso aos cânones da erudição moderna – e na segunda ganhou relevância a descoberta da chamada “escrita esotérica” – nesta terceira, o filósofo político assume um estilo bastante peculiar, em que “fala com os escritores como alguém fala com um contemporâneo sábio e sutil sobre a natureza das coisas”. Para o autor, Maquiavel é a principal fonte do pensamento moderno e o iniciador da primeira ruptura verdadeira com a filosofia política platônico-aristotélica.
Com esta lista de livros essenciais de Leo Strauss, seus estudos de filosofia política estarão completos!
Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro das novidades da É Realizações.