A família Knox, que viveu no final da Inglaterra vitoriana e eduardiana, foi formada pelos irmãos Edmund, Winifred, Dillwyn, Wilfred e Ronald.
Liderados pelo pai, Edmund – e, anteriormente, pelo avô, George –, os cinco membros do notável clã deram razões suficientes para integrar o panteão dos mais importantes intelectuais do século XIX.
Quem afirma isso é a historiadora americana Gertrude Himmelfarb em sua obra A Imaginação Moral. Com tradução de Hugo Langone, o livro faz parte da Coleção Abertura Cultural.
Além da família Knox, Himmelfarb escreve ensaios biográficos sobre outros 11 pensadores. Veja a lista completa!
- Edmund Burke
- George Eliot
- Jane Austen
- Charles Dickens
- Benjamin Disraeli
- John Stuart Mill
- Walter Bagehot
- John Buchan
- Michael Oakeshott
- Winston Churchill
- Lionel Trilling
Sugestão de leitura para apreciadores de ciência política, filosofia moderna e literatura, a publicação é composta de 12 capítulos e tem como eixo o conceito difundido pelo crítico americano Lionel Trilling.
Na introdução de A Imaginação Moral, Gertrude Himmelfarb escreve:
“Os historiadores raramente têm a oportunidade de homenagear aqueles sobre quem escrevem. Eles procuram ser objetivos e imparciais; tentam descrever e analisar em lugar de enaltecer ou censurar. Oferece grande prazer, portanto, recordar certos pensadores e escritores notáveis e descobrir que a passagem do tempo os tornou ainda mais memoráveis e admiráveis do que antes se supunha.”
Não perca essa leitura!
“Meu único objetivo foi fazer jus às ideias de homens e mulheres que enriqueceram a minha vida, a vida de gerações anteriores e, espero, a vida das gerações subsequentes”, escreve Himmelfarb.
Trechos sobre a família Knox
“Há meio século, Noel Annan publicou “The Intellectual Aristocracy”, célebre ensaio no qual investiga as genealogias que vinculam, por meio do nascimento e do casamento, os grandes nomes da cultura inglesa do século XIX e XX: Macaulay, Trevelyan, Arnold, Huxley, Darwin, Wedgwood, Galton, Stephen, Wilberforce, Dicey, Thackeray, Russell, Webb, Keynes, Strachey, Toynbee… […] Annan poderia ter incluído outra árvore genealógica em seu panteão de aristocratas intelectuais: a dos Knox.”
“A história da família Knox começa e termina com uma mistura de religiões. Presbiterianos fervorosos instalados no norte da Irlanda, alguns de seus membros, como declarou o patriarca da família,‘viviam para serem enforcados’, envolvendo-se no levante contra os ingleses realizado ao fim do século XVIII.”
“É difícil dizer qual dos filhos mais desagradou ao pai: se os dois mais velhos, que claramente não nutriam nenhuma crença religiosa, ou os dois mais novos, cuja fé, na visão do próprio bispo, era exagerada e pervertida.”
“Uma das coisas mais marcantes nessa família é o fato de ela continuar unida como família, mesmo diferindo em questões que lhe eram de suprema importância: de vida ou morte, redenção e salvação.”
Que tal ler o ensaio na íntegra?
Garanta já seu exemplar!
Conheça outros títulos de Gertrude Himmelfarb!
Ao Sondar o Abismo – Pensamentos Intempestivos sobre Cultura e Sociedade
O ensaio critica a arrogância e o empobrecimento espiritual de intelectuais pós-modernos quando assumem posturas teóricas niilistas e relativistas.
Os Caminhos para a Modernidade – Os Iluminismos Britânico, Francês e Americano
Gertrude Himmelfarb tece uma análise comparada dos iluminismos francês, britânico e americano nos aspectos origem, significados e consequências.
Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e as Virtudes Sociais
Escrito por José Luiz Bueno, trata-se de um excelente livro de entrada para a obra da historiadora americana.
Visite nossa loja on-line e conheça outros livros de filosofia, literatura, política e muito mais!
As melhores publicações de livros você encontra na É Realizações. Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!