Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Filosofia Concreta, de Mário Ferreira dos Santos, em luxuosa edição crítica

filosofia concreta

Filosofia Concreta, de Mário Ferreira dos Santos, acaba de ser lançada em edição crítica e de luxo, verdadeira obra-prima da Editora Filocalia que inaugura, também, a coleção Biblioteca Mário Ferreira dos Santos, coordenada por João Cezar de Castro Rocha.

Com projeto gráfico assinado por Alexandre Wollner, um dos maiores designers modernos, o belo exemplar conta com acabamento de luxo, em capa dura revestida por tecido.

O lançamento marca a primeira edição crítica do título Filosofia Concreta, tendo o seu texto sido cuidadosamente revisado, mediante a comparação entre cinco versões originais da obra:

  • dois datiloscritos preservados no Arquivo Mário Ferreira dos Santos/ É Realizações Editora;
  • três publicações do próprio autor, pela Editora Logos.

Diferenciais da edição de luxo de Filosofia Concreta

Além da beleza do projeto gráfico, o leitor também pode visualizar as amostras do material usado na pesquisa, com a reprodução de fac-símiles dispostos em um dos posfácios e numa seção iconográfica – tanto os excertos selecionados dos primeiros textos como os documentos relacionados à sua produção.

Outra novidade do lançamento são as notas que localizam bibliograficamente a quase totalidade das fontes e citações a que Mário Ferreira dos Santos recorreu. Um trabalho minuciosamente primoroso!

E tem mais! A isto se somam, no rodapé, as notas explicativas de Luís Mauro Sá Martino, que já constavam da publicação anterior, pela É Realizações. É ou não é uma obra-prima?

O volume traz também textos críticos que discutem o projeto ferreiriano e seu significado. No fim, índices analítico e onomástico são oferecidos para facilitar a consulta da obra por leitores e pesquisadores. Ficou com vontade de ter o seu exemplar?

Quem foi Mário Ferreira dos Santos?

Mário Ferreira dos Santos vem sendo cada vez mais admirado pelos leitores, que – graças ao trabalho da Editora Filocalia e da É Realizações, por exemplo – vêm redescobrindo seu célebre pensamento.

Ele nasceu em Tietê (SP), em 3 de janeiro de 1907, e foi filósofo, tradutor, escritor e militante anarquista. Um dos maiores intelectuais brasileiros!

Licenciou-se em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi responsável pela  tradução de importantes obras de Platão, Tomás de Aquino, Friedrich Nietzsche, Henri-Frédéric Amiel e Walt Whitman.

Também atuou como jornalista, escrevendo para os jornais de Pelotas (RS) e no Diário de Notícias e Correio do Povo de Porto Alegre. Participou da Revolução de 1930 e acabou sendo preso devido às críticas que fez ao regime no poder.

O legado de Mário Ferreira dos Santos é de largo alcance. Foi honrado com um verbete na Enciclopedia Filosofica do Centro di Studi Filosofici di Gallarate, da Itália, além de ter sido patrono da Cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Filosofia.

Mário Ferreira dos Santos morreu em 11 de abril de 1968, de doença cardiovascular.

Mário Ferreira dos Santos, Louis Lavelle e Josef de Vries

O pensamento de Mário Ferreira dos Santos se aproxima, em mais de um ponto, das reflexões de pensadores recentes, como Louis Lavelle e Josef de Vries – este último, inclusive, nome de referência para Bernard Lonergan.

Confira obras em nosso catálogo de Louis Lavelle e Bernard Lonergan!

Bibliografia

Profícuo, Mário escreveu quase uma centena de obras, entre as quais a monumental Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais, com cerca de cinquenta volumes.

Criador de um sistema próprio, a que chamou Filosofia Concreta, Ferreira dos Santos permaneceu fora dos círculos universitários por toda a vida. Em São Paulo, fundou as editoras Logos e Matese. Na década de 1960, seus livros tiveram considerável difusão no território nacional.

Mário Ferreira dos Santos foi figura ativa e influente nos movimentos anarquistas da cidade e sua obra teve – e ainda tem – influência nas áreas de:

  • Teoria social;
  • Psicologia;
  • Teologia;
  • Religiões comparadas;
  • Epistemologia;
  • Ontologia;
  • Filosofia da Matemática.

Quer conhecer todos os títulos de Mário Ferreira dos Santos em nosso catálogo?

E quer mais razões para adquirir agora mesmo Filosofia Concreta?

Comece a montar a sua Biblioteca Mário Ferreira dos Santos particular. Clique na imagem da capa e garanta o seu exemplar!

filosofia concreta
Filosofia Concreta, de Mário Ferreira dos Santos.

Esse é o nosso trabalho: a cada lançamento, uma edição extraordinária do melhor do pensamento brasileiro. Acompanhe nosso Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *