Pensou nos livros essenciais de José Guilherme Merquior? Então você veio ao lugar certo!
Escreveu o escritor e crítico baiano Eduardo Portella que Merquior foi a mais fascinante máquina de pensar do Brasil pós-modernista: irreverente, agudo, sábio.
O conjunto de sua obra ainda hoje é um marco para a cultura brasileira! Por isso, que tal conhecer seus livros mais importantes?
Apesar de ter sido reconhecido como um polemista enquanto vivo, suas ideias pedem, na verdade, empenho mental para que sejam compreendidas em todo o seu esplendor criativo.
Comece hoje mesmo a conhecer suas obras e a mergulhar fundo na fascinante trajetória intelectual desse autor, que, infelizmente, morreu cedo, aos 49 anos.
Vamos conhecer?
Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura
O livro reúne treze ensaios que discutem temas sobre estética, teoria literária, teoria da crítica da arte, história da literatura, história das artes, semiologia e psicanálise da arte.
Exclusividade da É Realizações, o livro Formalismo & Tradição Moderna traz — diferentemente da primeira edição datada de 1974 — fac-símiles das correspondências pessoais de Merquior, além de documentos do arquivo pessoal do autor.
A publicação também presenteia com ensaios de José Luís Jobim, João Cezar de Castro Rocha e Peron Rios.
Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin – Ensaio crítico sobre a Escola Neo-Hegeliana de Frankfurt
Entre os livros essenciais de José Guilherme Merquior, esse foi o primeiro livro do Brasil — e provavelmente do mundo — a discutir as ideias da Escola de Frankfurt.
Um dos pontos interessantes de Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin é notar o jovem Merquior, com apenas 28 anos, dialogando diretamente com pensadores de enorme influência no mundo.
O que José Guilherme Merquior faz nessa obra é apresentar de forma excepcionalmente didática as ideias de cada um deles, dando, porém, uma atenção crítica aos seus pressupostos e às consequências dessas ideias.
A obra é ideal para compreender os pensamentos de Herbert Marcuse, Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, sem abrir mão dos prós e contras do pensamento de cada um dos autores.
O Marxismo Ocidental
Ouviu-se muito por aí o conceito marxismo ocidental, que se refere aos intelectuais de esquerda que expressaram reservas em relação ao socialismo autoritário.
Outra característica é que esses intelectuais concentraram a aplicação dos conceitos marxistas às análises dos temas da cultura, evitando envolvê-los nos problemas econômicos.
Na obra O Marxismo Ocidental, o que José Guilherme Merquior realiza é a exposição das ideias de:
- Friedrich Hegel
- Karl Marx
- Georg Lukács
- Antonio Gramsci
- Walter Benjamin
- Theodor W. Adorno
- Max Horkheimer
- Jean-Paul Sartre
- Louis Althusser
- Herbert Marcuse
- Jürgen Habermas
José Guilherme Merquior sustenta que a crítica cultural feita por tais pensadores é abstrata e generalizante. Será que é isso mesmo? Confira na íntegra!
Além de todo o conteúdo, a edição exclusiva inclui uma extensa galeria de fac-símiles de reportagens, cartas e manuscritos relacionados ao livro.
A Estética de Lévi-Strauss
Nessa obra, José Guilherme Merquior transforma em ensaio uma de suas contribuições orais, dessa vez em um seminário de antropologia social, dirigido por Claude Lévi-Strauss.
O título, no entanto, ultrapassa a simples e acrítica apresentação das ideias de Lévi-Strauss.
É que Merquior toma a liberdade de contribuir com suas percepções, revitalizando as ideias de Lévi-Strauss no campo da estética, da teoria da arte e da teoria do conhecimento.
De Anchieta a Euclides – Breve história da literatura brasileira
Entre os livros essenciais de José Guilherme Merquior, essa obra apresenta uma síntese histórico-estilística da literatura brasileira, dos seus primórdios até Os Sertões.
Na publicação, Merquior toma por base três critérios: acessibilidade, recusando erudição excessiva, o que torna a obra excelente para apreciadores de literatura, sem que sejam profissionais da área; seletividade, tecendo análises somente dos principais autores e senso de forma, considerando os elementos formais como ponto de partida da reflexão literária
Ou seja, um livro indispensável para apaixonados por literatura e crítica literária.
Foucault – Ou o niilismo de cátedra
Essa obra de José Guilherme Merquior foi traduzida para diversos idiomas, além de celebrada por intelectuais como Camille Paglia e Kenneth Minogue.
O volume — originalmente integrante da coleção Modern Masters, editada por Frank Kermode — tece uma avaliação crítica tanto da pessoa como da obra completa de Michel Foucault.
Considerado um dos mais prestigiados pensadores franceses contemporâneos, Michel Foucault é passado a limpo por Merquior, obra a obra.
Eis o mais interessante: ao mesmo tempo em que aponta a inexatidão de determinados dados históricos, Merquior identifica os pontos altos e pertinentes de suas ideias.
O Argumento Liberal
A obra é uma das defesas mais consistentes do liberalismo já realizadas por um pensador brasileiro, e foi esse o texto que deu início à polêmica entre Merquior e Marilena Chauí.
Um dos livros mais acessíveis do autor carioca, aborda as personalidades:
- Giambattista Vico
- Immanuel Kant
- Lucio Colletti
- Ernest Gellner
- Claude Lefort
- Jürgen Habermas
- John Rawls
Além dos temas:
- Dialética
- Romantismo
- Anarquismo
- Revolução
- Direito
- Sociedade civil
A edição conta com posfácios exclusivos e fac-símiles de documentos do Arquivo José Guilherme Merquior.
O Liberalismo – Antigo e moderno
Nessa obra, José Guilherme Merquior faz uma pesquisa estimulante sobre a história e evolução da teoria liberal, desde o século XVII até a atualidade.
Além da riqueza do conteúdo, a edição presenteia com documentos do arquivo pessoal do autor.
Razão do Poema – Ensaios de crítica e de estética
Essa coletânea de 19 ensaios compõe o primeiro livro publicado por José Guilherme Merquior, quando ele tinha apenas 23 anos.
O autor é considerado por muitos críticos de renome — entre eles Antonio Candido — como um dos maiores pensadores, e,, sem dúvida, Razão do Poema é um dos livros essenciais de José Guilherme Merquior.
A coletânea está dividia em duas partes:
- Crítica
- Estética
O livro apresenta uma revisão do modernismo brasileiro e ainda tece uma reflexão sobre as promessas e os obstáculos da arte moderna.
Verso Universo em Drummond
Trata-se da tese de doutorado de José Guilherme Merquior, escrita em francês e aprovada com louvor na Sorbonne, em 1972.
O que Merquior faz nesse livro é uma análise completa da obra de Carlos Drummond de Andrade, apresentando todos os temas do universo do poeta:
- Preocupações do eu
- Cena familiar
- Lira erótica
- Canto engajado
- Drama do cotidiano
- Pintura da história
- Poesia sobre a poesia
- Poema filosófico
Fale a verdade: é uma seleção e tanto de livros essenciais de Guilherme Merquior, não é mesmo? Comece ainda hoje esse mergulho profundo na obra do maior nome de sua geração.
Visite também nossa loja on-line e conheça mais títulos de filosofia e política brasileiras, como a recém-lançada obra de Mario Vieira de Mello. Sim, tem muito mais por lá.
Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!