Na rotina dos sonhos, temos tempo livre, lugares inspiradores e bons livros para aprender a estudar. Só que entre expectativa e realidade, já sabemos…
Pensando em ajudar nos seus estudos, reunimos livros extraordinários para educar sua mente e expandir seus conhecimentos em diversas áreas.
Que tal dar uma guinada em seus estudos com educadores mais do que renomados mundialmente? Vamos começar com um grande clássico!
Como Educar sua Mente – O guia para ler e entender os grandes autores
No livro Como Educar sua Mente, de Susan Wise Bauer, você aprende sobre as três fases da tradição clássica:
- Ler para conhecer os fatos
- Ler para avaliar os fatos
- Ler para formar suas próprias opiniões
Além de explicar cada uma dessas fases, Susan Wise Bauer presenteia com uma lista de livros separados por gênero. Por exemplo:
- Ficção
- Autobiografia
- Biografia
- História
- Política
- Drama
- Poesia
Como se não bastasse, a renomada educadora oferece mais: ela explica cada um desses gêneros e dá um breve contexto de seu lugar na história e nos debates, ao longo do tempo.
Em cada um dos gêneros, Bauer disponibiliza também uma lista em ordem cronológica com cerca de 30 obras, acompanhada de dicas que vão enriquecer ainda mais a leitura.
A publicação, que faz parte da Coleção Educação Clássica, conta com tradução de Gabriele Greggersen e Juliana Amato.
Como Pensar a Linguagem em Algumas Questões
Para construir esse livro magnífico, Mortimer Adler apoiou-se na tradição iniciada por Aristóteles, e que passou por Tomás de Aquino, João de Santo Tomás e Husserl.
Em Como Pensar a Linguagem em Algumas Questões, Adler levanta a possibilidade de uma nova abordagem, que descreve como “semântica e léxica”. Esse novo método foi resultado de mais de 50 anos de trabalho e pesquisa na área da educação.
Só por se tratar de Mortimer Adler já valeria a pena incluí-lo na lista, mas a abordagem torna a obra indispensável entre seus novos livros para aprender a estudar.
Como Ler Livros – O guia clássico para a leitura inteligente
Nesse clássico, de Mortimer Adler e Charles Van Doren, você aprende a praticar a leitura em diferentes níveis, por exemplo:
- Elementar
- Inspecional
- Analítica
- Sintópica
Além disso, o autor auxilia a adequar as expectativas e aplicar a forma correta de ler cada tipo de livro. Há uma maneira apropriada para ler romance, para ler livro histórico, livro de poesia e por aí vai.
Como Ler Livros é um verdadeiro tratado da filosofia da educação e não pode faltar em sua mesa de estudos. A publicação conta com tradução de Edward Horst Wolff e Pedro Sette-Câmara.
Livros para aprender a estudar – Como Pensar sobre as Grandes Ideias
Nesse livro muitíssimo interessante, Mortimer Adler ensina a pensar realmente grandes ideias como:
- Qual a diferença entre conhecimento e opinião?
- O que é amor?
- Quem é Deus?
- O que é justiça?
- O que é beleza?
O renomado educador, autor de mais de 50 livros, em Como Pensar sobre as Grandes Ideias apoia-se em grandes obras da filosofia, da literatura e das artes em geral para fazer você pensar e aprender muito mais sobre assuntos tão instigantes.
De Anchieta a Euclides – Breve história da literatura brasileira
Para apreciadores da literatura brasileira, esse livro de José Guilherme Merquior é essencial.
Em De Anchieta a Euclides, o autor apresenta uma síntese histórico-estilística da nossa literatura, desde os seus primórdios até Os Sertões.
Livros para aprender a estudar – Introdução às Artes do Belo
O que Étienne Gilson pretende em Introdução às Artes do Belo é responder à pergunta mais básica, simples e desprezada a respeito das belas-artes: o que é a arte?
Você também já fez essa pergunta? O ponto de partida do autor é que a arte não pertence à ordem do conhecer, mas à ordem do fazer.
Na lista de temas tratados, Gilson ainda explica o que é estética e aborda a relação entre a arte e o sagrado.
No mais, temos dicas básicas que ajudam bastante se você deseja se dedicar mais à vida intelectual. Tente colocá-las em prática!
- Você faz o seu tempo!
- Se não puder escolher um ambiente silencioso, use fones de ouvido e música apropriada para concentração, seja instrumental ou clássica.
- Faça anotações, sublinhe frases, selecione trechos preferidos.
- Se puder, leia em voz alta.
- Se tiver companhia, mesmo virtual, divida trechos e converse sobre eles.
- Use um cronômetro para se concentrar e não acessar as redes sociais ou aplicativos de bate-papo durante esse tempo.
- Nem toda leitura será altamente instigante, prossiga pelo aprendizado.
- Leia um livro de cada vez. Ou alterne entre um livro para estudar e um livro para distrair.
- Adote metas por número de páginas: leia 10, 20, 30 ou 50 páginas por dia. Você pode, sim, começar com uma meta muito baixa. Por exemplo, 10 páginas por dia. O importante é começar.
Com esses títulos e essas dicas, temos certeza que sua vida intelectual vai dar um grande salto!
Visite nossa loja on-line e conheça mais do nosso catálogo. Temos muitos outros livros para aprender a estudar e livros para colocar em prática todos os ensinamentos.
São títulos de filosofia, literatura, crítica cultural, política, poesia e muito mais!
Acompanhe todas as nossas novidades pelo Instagram!