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Por que é importante reservar tempo para contemplação?

“O retiro é o laboratório do espírito”, escreve A.-D. Sertillanges, em A Vida Intelectual.

É curioso que esta frase jogue luz em um dos maiores paradoxos de nosso tempo: falar de contemplação quando redes sociais e grupos dos quais somos obrigados a participar exigem que tenhamos opinião sobre tudo – e as expressemos em tempo real aos acontecimentos.

Sendo assim, o que significa “contemplar” em nosso tempo?

Nossa consciência da grandeza e do sublime está diminuindo cada vez mais, seja por essa agenda ou pelo tipo de educação que temos disponível, orientada para a performance.

Sertillanges completa a frase de abertura da seguinte forma: “A solidão interior e o silêncio são suas duas asas”.

Asas do espírito.

Esta é uma tentativa de apontar um caminho para todo aquele que deseja alcançar algo mais. E não nos referimos ao mundo externo, mas ao interno, onde devemos guardar os tesouros imensuráveis de nossa existência.

Sim! É outro paradoxo de nosso tempo, que a tudo precifica e induz ao ganho.

Mas será que existe uma fórmula para diminuirmos o passo e dedicarmos diariamente – ou semanalmente, quinzenalmente – um tempo para contemplar?

Não, não existe. Entretanto, compreender o significado de contemplação pode ajudar cada um a estabelecer o seu método.

O que é contemplação?

Quando ouvimos a palavra “contemplação”, nossa mente logo associa a outras palavras como “inspiração” ou “mágica”. Entretanto, não é nada disso de que se trata.

Para Plotino, as coisas contempladas tornam-se cada vez mais íntimas e unificadas com aquele que as contemplam.

Contemplação também pode vir a ser uma experiência religiosa, mas não é religiosa em sua essência.

É claro que existe contemplação como experiência mística, mas no sentido que tratamos aqui tem mais a ver com o refletir sobre nossa vida interior e o sentido de nossa existência.

Há pensadores que entendem a contemplação como a mais alta expressão da vida intelectual e espiritual. É a possibilidade de viver uma vida mais elevada.

Agora, como alcançar isso?

Estágios da contemplação

A contemplação enquanto um estágio está mais além do que o da reflexão e da meditação, uma vez que ambos estão mais para a ordem do exercício do pensamento.

A contemplação, de fato, está mais próxima de uma apreensão intuitiva, porque ela não tem a ver com qualquer verdade que possamos vir a descobrir a partir de uma ideia ou de um sistema. Ela apenas permite um estado de liberdade. É um reconhecimento.

Como é bastante difícil uma definição, talvez ajude tirar da frente o que não é contemplação.

Portanto, contemplar não é:

  • Exercício do pensamento,
  • Olhar vago,
  • Transe,
  • Êxtase,
  • Sentar e ficar quieto por algum tempo,
  • Buscar rituais religiosos,
  • Fechar-se em si mesmo,
  • Concentrar-se.

Muitos pensadores já escreveram sobre o assunto: Plotino, Espinoza, Schopenhauer, entre muitos outros.

E uma das coisas que Sertillanges escreve – embora mais orientado à vida intelectual – é algo bastante interessante e que cabe em nossa vida diária e moderna.

Trata-se do “estado de solidão”.

O que seria isso?

O estado de solidão é diferente da solidão como a conhecemos – ou do isolamento – algo que pode nos levar a uma falsa ideia de estado de solidão ou de falsa paz, como explica Sertillanges no livro A Vida Intelectual.

Para ele, é possível considerar “duas horas a salvo”. E essa solidão é “menos uma solidão de lugar do que uma solidão de recolhimento; ela é elevação mais do que afastamento”.

Para “estimular” o exercício da contemplação, é importante prestarmos atenção:

  • No sublime,
  • Na beleza,
  • Na arte,
  • No sagrado,
  • No milagre,
  • No lúdico,
  • Nas dádivas.

Tudo isso sem o qual nossa vida seria prosaica e nossa alma vazia. Na mesma linha, é importante nos afastarmos:

  • Do ceticismo,
  • Do utilitarismo,
  • Apenas das aparências,

Uma vida de contemplação não é fácil, mas é urgente tentarmos conquistá-la. E com um passo de cada vez e boas leituras, certamente é possível.

Para isso, conte com a É Realizações. Nossos títulos têm essa missão: alimentar não só o intelecto, mas também a alma.

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