Micah Goodman é um filósofo, pesquisador e escritor israelense, autor de O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o Legado da Guerra dos Seis Dias.
Inédito no Brasil, o livro integra a urgente e necessária Coleção Oriente Médio e apresenta uma reflexão sobre o conflito árabe-israelense. A tradução ficou por conta de Debora Fleck.
Micah Goodman é especialista em assuntos relacionados às dificuldades contemporâneas enfrentadas por Israel e também em judaísmo, sionismo e textos bíblicos.
Com respeitada carreira acadêmica, Micah Goodman é doutor pela Universidade Hebraica de Jerusalém — onde também leciona — e ministra palestras ao redor do mundo.
Pesquisador sênior no Instituto Shalom Hartman, em Jerusalém, também é diretor do Midrasha Ein Prat de Israel, organização sem fins lucrativos que realiza programas de educação judaica para jovens e adultos.
Membro do Fórum Global da Biblioteca Nacional de Israel, leciona no Projeto Tikvah, na Universidade de Princeton. Na televisão, participa de um programa nacional em que discute figuras bíblicas.
Considerado um dos intelectuais mais influentes de Israel, Micah Goodman discursou no 36º Congresso Sionista Mundial, em 2010. Em 2014, recebeu o Prêmio Marc e Henia Liebhaber de Tolerância Religiosa, por seu trabalho como escritor e pensador.
Além de seus livros, algumas de suas publicações acadêmicas já foram reconhecidas e homenageadas com prêmios. Em Israel, seus livros são bastante populares, figurando entre os best-sellers.
Micah Goodman: autor de O Impasse de 1967
Livro publicado pela É Realizações em 2020, O Impasse de 1967 chama a atenção para a Guerra dos Seis Dias e seus desdobramentos.
Para escrever o título, o autor cruzou pesquisas realizadas há mais de vinte anos com outras mais recentes.
Micah Goodman constatou que algo havia mudado bastante nos últimos 25 anos, por exemplo, o fato de que a identidade política não determinava a identificação intelectual e social de um indivíduo, como acontece hoje.
Nesta publicação, o autor também discute a questão do ódio, hoje tão latente no debate público e na convivência civil.
Em O Impasse de 1967, escreve: “Nos mais diversos países, as pessoas demonstram intolerância e ódio contra aqueles que têm posicionamentos políticos diferentes dos seus”.
Você pode ler mais sobre o livro no artigo: O Impasse de 1967: a esquerda e a direita em Israel
O Brasil, inclusive, é citado por Micah Goodman: “A crescente polarização no cenário brasileiro é o exemplo específico de um crescente problema global”.
Como a leitura é bastante didática, é indicada, inclusive, para quem deseja começar a entender — ou compreender de maneira mais profunda — os conflitos entre Israel e Palestina.
O livro O Impasse de 1967 está dividido em três partes:
- Crise das ideologias políticas
- Crise das ideias políticas
- A esfera do discurso pragmático
Com certeza, é um exemplar que não pode faltar em sua biblioteca!
Garanta já o seu!
Visite nossa loja on-line e conheça outros livros de política, crítica social e cultural, questões do Oriente Médio, entre outros assuntos pertencentes à agenda contemporânea mundial.
Confira novidades de Micah Goodman e outros autores contemporâneos pelo nosso Instagram!