Você sabe quem foi José Guilherme Merquior? Um dos mais importantes pensadores brasileiros do final do século XX, de personalidade multifuncional, foi também diplomata, sociólogo, filósofo, crítico literário e escritor.
Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de abril de 1941, tornou-se bacharel em Direito e construiu seu legado com obras autorais e em coautoria com outros grandes nomes, como:
- Manuel Bandeira
- Jacques Bergue
- Eduardo Portella
- Perry Anderson
- Roberto Campos
- Lucio Colletti
Anos de formação
Foi de seu pai, Danilo Merquior, que José Guilherme herdou a paixão pela poesia. Desde o início de sua vida escolar, estudou nos melhores colégios, como o Instituto La-Fayette, fundado em 1916, colégio da elite carioca dos anos 1930-40.
Posteriormente, sua carreira acadêmica foi das mais brilhantes e completas, contando com títulos acadêmicos, como:
- Licenciamento em Filosofia, em 1962.
- Bacharelado em Direito, em 1963.
- Curso de preparação à carreira diplomática, em 1963.
- Doutorado em Letras pela Universidade de Paris, em 1972.
- Pós-doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, em 1978.
Carreira diplomática
O início de sua carreira deu-se por meio da publicação de críticas literárias no Jornal do Brasil; e, após sua formação para a carreira diplomática, em 1963, ocupou o cargo de secretário do Ministério das Relações Exteriores.
Além disso, para quem não sabe quem foi José Guilherme Merquior, ele trabalhou na Divisão da Cooperação Intelectual e foi Oficial de Gabinete do Ministro do Estado.
Ainda na carreira diplomática, Merquior foi secretário da embaixada brasileira em Paris — na mesma época em que concluiu o doutorado em Letras —, e secretário da delegação brasileira à II Conferência Interamericana Extraordinária.
Merquior atuou ainda como terceiro secretário na embaixada do Brasil em Paris, como primeiro secretário em Bonn, na Alemanha; e primeiro secretário em Londres.
A lista é mesmo imensa! José Guilherme Merquior foi também ministro conselheiro na embaixada do Brasil em Londres, e ministro da segunda classe em Montevidéu, Uruguai.
O pensador José Guilherme Merquior
Foi no começo dos anos 1960 que Merquior passou a dar aulas de estética em seu próprio apartamento, no bairro de Santa Teresa. Curiosamente, os alunos eram atraídos por anúncios de jornal.
Apesar de já ter escrito para o Jornal do Brasil, em 1959, foi no ano seguinte que passou a escrever com frequência para o Suplemento Dominical do periódico —, na época, dirigido por Reynaldo Jardim.
Sobre a primeira colaboração de José Guilherme Merquior, Jardim chegou a escrever:
“Bastou ler o primeiro artigo para constatarmos que estávamos frente a um legítimo escritor amplamente capacitado a colaborar conosco. Publicamos o artigo e tempos depois chegou outro comprovando a categoria intelectual de seu autor. Mais um ou dois artigos de JGM vieram às nossas mãos sem que o conhecêssemos pessoalmente. Aqui estará ele, sem o compromisso do aparecimento semanal, mas mantendo um certo ritmo em sua colaboração que pretendemos venha contribuir para a melhoria do nível de produção poética em nosso meio.”
Entre 1959 e 1962, foram mais de 50 ensaios escritos por José Guilherme Merquior, variando os temas entre estética, literatura e filosofia.
Em 1963, a convite de Manuel Bandeira, organizou em parceria a antologia Poesia do Brasil. Merquior passou a colaborar também com as revistas Praxis, Senhor, Cadernos Brasileiros e Arquitetura.
Como intelectual, Merquior se definia como um pensador liberal social, contribuindo ativamente com o liberalismo enquanto causa coletiva.
Já atuando como docente, ministrou conferências sobre artes, literatura, filosofia, sociologia, semiologia e história da civilização em diversas universidades.
José Guilherme Merquior faleceu no dia 7 de janeiro de 1991, aos 49 anos, no Rio de Janeiro.
Que tal conferir os livros essenciais de José Guilherme Merquior e conhecer o pensamento desse autor excepcional da nossa cultura? Por exemplo: Formalismo & Tradição Moderna. Reunimos todos eles em um artigo que faz jus ao autor!
Aproveite para conhecer nossa loja on-line e conhecer outras coleções primorosas, como a de Mario Ferreira dos Santos, Mario Vieira de Mello, René Girard e muito mais!
Fique por dentro de todas as novidades pelo Instagram!