Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Quem foi José Guilherme Merquior? Descubra mais sobre o pensador!

O carioca construiu seu legado com obras autorais e em coautoria com Manuel Bandeira, Jacques Bergue e Eduardo Portella.

quem foi josé guilherme merquior

Você sabe quem foi José Guilherme Merquior? Um dos mais importantes pensadores brasileiros do final do século XX, de personalidade multifuncional, foi também diplomata, sociólogo, filósofo, crítico literário e escritor.

Nascido no Rio de Janeiro, em 22 de abril de 1941, tornou-se bacharel em Direito e construiu seu legado com obras autorais e em coautoria com outros grandes nomes, como:

  • Manuel Bandeira
  • Jacques Bergue
  • Eduardo Portella
  • Perry Anderson
  • Roberto Campos
  • Lucio Colletti

Anos de formação

Foi de seu pai, Danilo Merquior, que José Guilherme herdou a paixão pela poesia. Desde o início de sua vida escolar, estudou nos melhores colégios, como o Instituto La-Fayette, fundado em 1916, colégio da elite carioca dos anos 1930-40.

Posteriormente, sua carreira acadêmica foi das mais brilhantes e completas, contando com títulos acadêmicos, como:

  • Licenciamento em Filosofia, em 1962.
  • Bacharelado em Direito, em 1963.
  • Curso de preparação à carreira diplomática, em 1963.
  • Doutorado em Letras pela Universidade de Paris, em 1972.
  • Pós-doutorado em Sociologia pela London School of Economics and Political Science, em 1978.

Carreira diplomática

O início de sua carreira deu-se por meio da publicação de críticas literárias no Jornal do Brasil; e, após sua formação para a carreira diplomática, em 1963, ocupou o cargo de secretário do Ministério das Relações Exteriores.

Além disso, para quem não sabe quem foi José Guilherme Merquior, ele trabalhou na Divisão da Cooperação Intelectual e foi Oficial de Gabinete do Ministro do Estado.

Ainda na carreira diplomática, Merquior foi secretário da embaixada brasileira em Paris — na mesma época em que concluiu o doutorado em Letras —, e secretário da delegação brasileira à II Conferência Interamericana Extraordinária.

Merquior atuou ainda como terceiro secretário na embaixada do Brasil em Paris, como primeiro secretário em Bonn, na Alemanha; e primeiro secretário em Londres.

A lista é mesmo imensa! José Guilherme Merquior foi também ministro conselheiro na embaixada do Brasil em Londres, e ministro da segunda classe em Montevidéu, Uruguai.

O pensador José Guilherme Merquior

Foi no começo dos anos 1960 que Merquior passou a dar aulas de estética em seu próprio apartamento, no bairro de Santa Teresa. Curiosamente, os alunos eram atraídos por anúncios de jornal.

Apesar de já ter escrito para o Jornal do Brasil, em 1959, foi no ano seguinte que passou a escrever com frequência para o Suplemento Dominical do periódico —, na época, dirigido por Reynaldo Jardim.

Sobre a primeira colaboração de José Guilherme Merquior, Jardim chegou a escrever:

Bastou ler o primeiro artigo para constatarmos que estávamos frente a um legítimo escritor amplamente capacitado a colaborar conosco. Publicamos o artigo e tempos depois chegou outro comprovando a categoria intelectual de seu autor. Mais um ou dois artigos de JGM vieram às nossas mãos sem que o conhecêssemos pessoalmente. Aqui estará ele, sem o compromisso do aparecimento semanal, mas mantendo um certo ritmo em sua colaboração que pretendemos venha contribuir para a melhoria do nível de produção poética em nosso meio.

Entre 1959 e 1962, foram mais de 50 ensaios escritos por José Guilherme Merquior, variando os temas entre estética, literatura e filosofia.

Em 1963, a convite de Manuel Bandeira, organizou em parceria a antologia Poesia do Brasil. Merquior passou a colaborar também com as revistas Praxis, Senhor, Cadernos Brasileiros e Arquitetura.

Como intelectual, Merquior se definia como um pensador liberal social, contribuindo ativamente com o liberalismo enquanto causa coletiva.

Já atuando como docente, ministrou conferências sobre artes, literatura, filosofia, sociologia, semiologia e história da civilização em diversas universidades.

José Guilherme Merquior faleceu no dia 7 de janeiro de 1991, aos 49 anos, no Rio de Janeiro.

Que tal conferir os livros essenciais de José Guilherme Merquior e conhecer o pensamento desse autor excepcional da nossa cultura? Por exemplo: Formalismo & Tradição Moderna. Reunimos todos eles em um artigo que faz jus ao autor!

quem foi josé guilherme merquior
Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura.

Aproveite para conhecer nossa loja on-line e conhecer outras coleções primorosas, como a de Mario Ferreira dos Santos, Mario Vieira de Mello, René Girard e muito mais!

Fique por dentro de todas as novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *