Título: Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura
Autor: José Guilherme Merquior
Editora: É Realizações Editora
Preço: R$ 64,90
Nº de páginas: 512
Lançamento: agosto de 2015
É Realizações Editora lança o livro Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura, de José Guilherme Merquior
O ambicioso livro de uma das mentes mais brilhantes que o Brasil já teve
Formalismo & Tradição Moderna é um dos livros mais ambiciosos de José Guilherme Merquior. Esta nova edição (a primeira data de 1974) é enriquecida por fac-símiles da correspondência pessoal e de documentos do arquivo pessoal de Merquior (como cartas de Gilberto Freyre e Carlos Drummond de Andrade), bem como por ensaios de José Luís Jobim, João Cezar de Castro Rocha e Peron Rios.
A obra traz uma impressionante reunião de ensaios de dimensão diversa, cujo horizonte transita do modernismo brasileiro às artes plásticas contemporâneas – isso sem mencionar o teatro de Jerzy Grotowski, a emergência do fenômeno do kitsch, questões teóricas relacionadas à semiologia e à teoria da literatura, a pintura renascentista como estudo de caso dos limites da interpretação estilística, as promessas e os dilemas da estética enquanto disciplina filosófica.
E, como se fosse pouco, Merquior ainda discute a formação e os impasses da história da arte, estuda um poema de Camões, oferece uma leitura instigante da pop art, analisa a especificidade da lírica nas condições da modernidade ocidental, apresenta uma das primeiras reflexões em língua portuguesa sobre o método hermenêutico de Giovanni Morelli.
Tal panorama é enriquecido pela dicção polêmica e pela criatividade das interpretações do autor, tornando este livro uma referência obrigatória para o entendimento do problema da arte na sociedade contemporânea.
Sobre o autor
José Guilherme Merquior, carioca nascido em 1941, foi um dos mais renomados acadêmicos e intelectuais públicos brasileiros da segunda metade do século XX. Crítico literário, sociólogo e diplomata, doutorou-se em Letras pela Sorbonne. Atuou como embaixador junto à Unesco em Paris. Organizou com Manuel Bandeira a antologia Poesia do Brasil. Colaborou para diversos veículos, como Jornal do Brasil. Escrevia ensaios e livros em português, francês, inglês e castelhano. Claude Lévi-Strauss testemunhou: "Eu admirava em Merquior um dos espíritos mais vivos e mais bem informados de nosso tempo". Foi imortal da Academia Brasileira de Letras.
Imagens em alta
Para baixar as imagens do livro em alta resolução, clique aqui.
Mais informações:
Fernanda Santos
11-5572-5363
imprensa@erealizacoes.com.br